domingo, 21 de agosto de 2022

DEAD SPACE 1, 2, 3 [ANALIZE]

[Aviso: Este post pode conter Spoilers e imagens de violência explícita]
Depois de dois anos parado, finalmente este posto foi publicado (2020 para 2022)

Dead Space é uma saga de horror/terror lançada pela Visceral Games e publicada pela EA em 2008. O primeiro jogo originalmente lançado para Playstation 3 teve adaptações para X360 e PC logo em seguida. É possível ver claramente que a série estava dando início a uma nova linha de jogos de terror dando vida ao estilo muito criticado pelos  jogadores que foi criado em Resident Evil 4 (2005) da época: câmera em terceira pessoa com o foco sobre o ombro do protagonista. Onde muitos amaram e odiaram RE4, dizendo que a CAPCOM teria cagado com jogo. Muitas reclamações de que os controles ficaram difíceis e tudo mais, o velho mimimi que separou o público da Capcom no game. Porém isso tudo abriu novos mares, e levantou a orelha de outras produtoras, pois a viceral estava com as orelhas levantadas e de olhos abertos neste lançamento, onde criou também, uma série focada no horror e elementos de ficção científica bem obscura, inspirada em RE4: a clamada Dead Space.
Há mensagens fofas nas paredes indicando que você chegou no paraíso.

A BORDO DA NAVE ISHIMURA
 Algumas centenas de anos a frente no Séc. XXVI (2508) os seres humanos se encontram em uma situação tecnológica muito avançada, porém sofrem com a escassez de recursos naturais no planeta terra, a situação anda meio difícil sabe, algo que não é muito difícil de acontecer com a nossa realidade já que humanos vivem desenfreadamente e despreocupados com a poluição como se houvesse-mos outro planeta para ir; e como método de sobrevivência são obrigados a fazer expedições em naves para buscar estes recursos e matérias primas no universo, em outros planetas. Em meio de um desses passeios de escoteiros os tripulantes da nave Ishimura encontram um lindo objeto alienígena misterioso no planeta em que exploravam, o Aegis VII,  e logo toda a nave fica incomunicável com os humanos da terra, sendo enviado Issac, um hacker técnico em computação e Zach, um chefe de segurança do governo na nave Kellion. Isaac é um cara depressivo, que ainda sente falta de sua ex namorada, pois ele a ama, e o motivo dele participar desta missão e justamente esse: Isaac recebe uma mensagem de vídeo de sua ex namorada, Nicole, médica da Ishimura, antes de perder o contato com a terra.



PERDIDOS NO ESPAÇO
Isaac após se voluntariar na missão, chega as rédeas da nave Ishimura com a tripulação, porém ao chegarem no local tudo que encontram são destroços da nave Ishimura entre vários meteoros. Não demora muito para que os amiguinhos entrarem em pânico após os meteoros atingirem a nave em que estão, Kellion, e ai meus leitores, o show de aberração em forma de jogo começa...
Os inimigos são rápidos e causam claustrofobia no jogador...



DEAD SPACE 1


Como se já não bastasse o lançamento ter causado uma certa polêmica na época e ter sido proibido para menores, a introdução do jogo ainda tem uma voz de criança cantando uma musiquinha muito fofa de ninar, só pra dar aquele clima muito agradável de jardim do éden... O conteúdo do game não é um dos mais fáceis de digerir, se você estiver acostumado a jogar games mais mamão com açúcar. Era cadáver para todos os lados, sangue espalhados nas paredes e você ainda tinha a opção de desmembrar os inimigos durante as batalhas, um show de pânico completo e absoluto. Os produtores capricharam nos cenários, e só pelos games mesmo pra alguém me convencer a entrar em uma nave dessa, não importa a ex-namorada (trocadilho em relação a história para quem não entendeu).
Cenários escuros com luzes piscando e defeitos nas partes elétrica somado a cadáveres e montros quebrando vidros do nada podem te causar aquele mini ataque cardiaco básico.
 Os jogo no início tem algumas surpresas, mas conforme o avançar ele pode se tornar um pouco monótono, devido aos objetivos do game serem muito parecidos, e pausas constantes para ler os documentos em forma de texto e áudio que o jogo oferece. A maior atração do jogo além da história ao meu ver é sem dúvida o sistema de combate, onde você não simplesmente pausa o jogo para trocar de arma e respirar, o jogo acontece em tempo real e se você não estiver preparado irá morrer da forma mais brutal possível, pois  o jogo tem muitas diferentes cenas de morte envolvendo o protagonista, e por mais horrível que isso pareça, é divertido no game. Olha, é preciso ter um estômago forte para este game. Isaac perde as pernas, os braços, é decapitado, é triturado, esmagado por portas, monstros...
Conforme você avança no jogo é possível mudar os armamentos e armaduras, tendo a opção de equipa-los para  deixa-lo mais resistente no jogo.
Os inimigos são um show de nojeira a parte e próximo ao final do jogo tu enfrentará até mesmo um ânus gigante....

[DEAD SPACE 2]
Se o show de horrores já estava ENORME, em DS2 a coisa piora. O game foi lançado em 2011 e pra mim, foi a melhor versão da trilogia. A continuação do primeiro DS teve sua jogabilidade e graficos aprimorados, com o personagem tendo movimentos mais rápidos e ageis, somada a uma ação frenética, desenfreada e câmeras cinematográficas: é sério, acontece tantas coisas na tela com Isaac que quando o jogador tem um momento para respirar, estará até mesmo de cabeça para baixo.  Como no primeiro jogo, a dificuldade continua insana e com  muitos inimigos na tela ao mesmo tempo, agora com mais variações de adversários. Como de costume eventual, o jogo foi até mesmo massacrado pela mídia, tamanha a violência presente como conteúdo. Inimigos no jogo que são mutações de bêbes cheios de tentáculos estão presentes. Até hoje as produtoras não entenderam que os os policiais do mimimi não admitem crianças em games, pelo menos não desta forma. E sim, eles são inimigos brutais e não resta outra coisa a não ser descer chumbo nas deformidades.

Mais uma vez Isaac está perdido no mundo das deformidades, porém desta vez ele se encontra em uma espécie de manicômio, amarrado a uma camisa de força em frente a um cara que acaba de ser devorado.






[DEAD SPACE 3]
A trilogia fecha na geração passada, no ps3. Dead Space Começou engatinhando, porém após a segunda versão parece quer tido as pernas completamente decapitadas e a série voltou a se rasteijar. Um fato é que muitas pessoas que gostaram da série reclamaram bastante do terceiro game da trilogia, que apesar das novidades, a sessão de horror e ação caiu consideravelmente (notável durante as jogatinas) e que as partidas ficaram muito monótonas.  O sistema de upgrade foi quase inalterado e agora o jogador terá um sistema para montar e editar as armas da maneira que o jogador bem entender. Uma das falhas graves que os produtores tiveram foi a falta de adição de puzzles no game, este fator deixa o game mais monótono uma vez que o game pode se tornar um pouco longo na primeira campanha.



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